Cisto Ovariano e Ovário Policístico

Os sintomas e o tratamento


Os ovários são dois órgãos que ficam um de cada lado do útero. Sua função é expelir óvulos e produzir os hormônios Estrógeno, progesterona e os androgênios (substâncias similares a testosterona), que por sua vez são controlados por outros dois hormônios da hipófise, o folículo estimulante (FSH) e o luteinizante (LH), os quais são importantes para o desenvolvimento dos folículos e na regulação da ovulação.


Os ovários, quando normais, podem causar, no máximo, um ligeiro desconforto quando da ovulação, porém, quando alterados, podem até atrapalhar a mulher de engravidar.

Você sabia que entre 20% e 30% das mulheres podem desenvolver cistos nos ovários? Que existe uma grande diferença entre cisto ovariano e ovário policístico? E que existem cistos que surgem e desaparecem espontaneamente?

Pois é, os cistos mais comuns são os cistos funcionais, ou seja, aqueles formados a partir do funcionamento normal dos ovários e que aumentam e regridem com a variação do ciclo, sem que a mulher os perceba. Como estes cistos são formados durante o processo de ovulação, raramente ocorrem em mulheres na menopausa ou em crianças.

O cisto ovariano refere-se a uma pequena coleção de líquido que aparece em um ou em ambos os ovários, podendo causar discreta dor em um lado na região baixa do abdômen, sem relação com a menstruação. Ele não provoca obesidade, nem alterações hormonais e menstruais e, muitas vezes, é descoberto por acaso durante a realização de um ultra-som de rotina ou mesmo durante uma cesárea.

Os cistos ovarianos de diâmetro inferior a 60 milímetros podem ser tratados clinicamente com o uso de anovulatórios orais. Por outro lado, aqueles de tamanho igual ou superior a 60 milímetros têm de ser retirados cirurgicamente por laparotomia, de preferência, ou por laparoscopia, desde que o cisto não seja muito grande nem a paciente obesa.

Ao contrário do cisto ovariano, a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), uma das principais causas da dificuldade para engravidar, é uma doença na qual os ovários aumentam de tamanho e contêm várias bolsas cheias de material líquido ou semi-sólido.
Também conhecida como Síndrome de Stein-Leventhal, ela é acompanhada de intensas e complexas anormalidades hormonais e também de alterações físicas, que são, ao mesmo tempo, causa e consequência desta doença.

A SOP acomete mulheres de todas as idades, porém ocorrem com mais frequência em mulheres em idade reprodutiva e entre 30 e 40 anos, mas também afeta meninas durante a puberdade, mesmo antes de surgir a menstruação.


Ainda não foi estabelecida a causa específica da SOP, mas sabe-se que 50% das mulheres com essa doença têm hiperinsulinismo e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise, nas supra-renais e produz maior quantidade de hormônios masculinos, ao ponto de, em certos casos, surgirem características masculinas.

Na prática, a SOP é multiforme, isto é, assume várias formas, desde a assintomática, em torno de 90% dos casos, passando pela mais leve, com poucos sintomas, até a mais acentuada, com todas as alterações citadas anteriormente manifestando-se simultaneamente.



 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
7 de Novembro de 2014

Visitas Únicas:      14.311.658
Hits:               1.073.069.530
Pageviews:         236.252.999
Hyperlinks na Net:         7.325
Usuários Cadastrados: 37.371

 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome