Citomegalovírus - continuação

Um risco a mais para o bebê



Como deve ser feito o acompanhamento pré-natal dos fetos infectados?

Todas as gestantes cujos fetos encontram-se infectados devem ser monitoradas regularmente por meio de exames ultra-sonográficos. As alterações fetais que podem ser observadas incluem restrição do crescimento, ascite, anasarca, dilatação ventricular, polihidramnio ou oligohidramnio, calcificações hepáticas, microcefalia, espessamento placentário, calcificações periventriculares, óbito intra-uterino e hiperecogenicidade intestinal.



Existe algum tratamento durante a gravidez para os bebês infectados?

Até o momento não há nenhum tratamento intra-uterino para a infecção congênita pelo citomegalovírus. Algumas terapias têm sido propostas, todas sem avaliação precisa de sua eficácia. Entretanto, o acompanhamento de crianças cuja infecção foi diagnosticada durante a gestação, tem mostrado uma redução no risco de alterações secundárias de desenvolvimento quando comparado às crianças cujo diagnóstico foi realizado após o nascimento.



O bebê deve realizar algum acompanhamento especial após o parto?

Todos os bebês de gestantes que contraíram a infecção durante a gravidez devem ser encaminhados para acompanhamento pediátrico especializado. Existem medicamentos que, dependendo do quadro clínico do bebê, podem ser utilizados a partir do nascimento, diminuindo a incidência de sequelas a longo prazo.




Matéria cedida gentilmente pela SONNUS - Medicina Fetal
A reprodução desta matéria somente é permitida com a expressa autorização da SONNUS





<< volta

Matéria atualizada em 30 de maio de 2010

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
27 de Setembro de 2014

Visitas Únicas:      14.052.520
Hits:               1.051.410.055
Pageviews:         232.668.524
Hyperlinks na Net:     142.182
Usuários Cadastrados: 37.320

 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome