Teste do Pezinho

A saúde do bebê em algumas gotinhas


O teste do pezinho, nome popular para a triagem neonatal, é um exame que foi introduzido no Brasil na década de 70 para identificar duas anomalias congênitas - a fenilcetonúria e o hipotireoidismo - que, se não tratadas a tempo, podem resultar em deficiência mental.
Atualmente, com uma versão muito mais completa, ele já permite identificar mais de 30 doenças, antes mesmo que seus sintomas se manifestem.


O teste do pezinho é um procedimento simples e que não traz riscos para o bebê. Com ele são coletadas, por meio de uma única punção, gotinhas de sangue do calcanhar, parte do corpo rico em vasos sanguíneos (daí o nome do teste) e colocadas sobre um papel de filtro.


O teste deve ser realizado a partir de 48 horas e, no máximo, até sete dias depois do nascimento, tempo necessário para que o metabolismo do bebê já tenha deixado possíveis traços de irregularidades no sangue.


Mesmo com o bebê tendo aparência e comportamento normais após o nascimento, pode estar acometido de alguma doença que irá se manifestar mais tarde, ocasionando sérios danos à sua saúde. É por isso que se faz o teste do pezinho, que é muito completo, o qual possibilita aos médicos agirem preventivamente para reduzir ou até mesmo evitar futuras consequências.


É extremamente importante obter logo o resultado dessa triagem porque, no caso de ser detectada alguma doença, é preciso agir rápido: quanto antes se iniciar o tratamento, melhor. Além disso, como o próprio termo "triagem" sugere, ela não é um diagnóstico em si. Serve apenas para apontar possíveis anomalias a serem confirmadas, depois, com exames complementares mais acurados.


O Centro de Triagem Neonatal (CTN) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, é, atualmente, a principal referência no Brasil para a bateria ampliada do teste do pezinho. A exemplo do que acontece com a Apae de São Paulo - no caso da versão mais simples do teste -, o CTN recebe as cartelinhas com as gotas de sangue colhidas em hospitais, clínicas e postos de saúde credenciados de diversos estados brasileiros.
Em 13 anos de atividade, os pesquisadores da entidade incorporaram as inovações desenvolvidas no exterior e criaram tecnologia própria para identificar doenças bastante comuns no Brasil, como toxoplasmose congênita, sífilis, citomegalovírus, rubéola e doença de Chagas.


Em São Paulo, um serviço similar é oferecido pelo Laboratório Fleury, que, por enquanto, atende apenas o Estado. Ainda na capital paulista, maternidades como a Santa Catarina, Santa Joana e a Pro Matre realizam esse teste em seus próprios laboratórios.


O teste do pezinho é um exame sofisticado e caro, não disponível na rede pública de saúde. Além disso, são poucos, ainda, os convênios médicos que cobrem o seu custo.


Esse teste é considerado obrigatório em todo o país, por força de lei federal desde 1992, mas ainda não beneficia a totalidade dos recém-nascidos, porque não existe um serviço centralizado do Ministério da Saúde para controlar a aplicação do exame. Por isso, quando você for escolher a maternidade para dar à luz, certifique-se de que esse teste é feito por ela. Caso contrário, será preciso providenciar o serviço por conta própria.



Matéria atualizada em 30 de maio de 2010

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
26 de Março de 2017

Visitas Únicas:      17.549.853
Hits:               1.323.906.215
Pageviews:         267.732.922
Hyperlinks na Net:         6.325
Usuários Cadastrados: 37.900

 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2017, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome