Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozóide do papai, vários sinais de que algo diferente está acontecendo no seu corpo podem começar a aparecer.
É possível que você não sinta qualquer tipo de alteração, mas também pode acontecer de sentir todos os sinais, ou alguns deles, que podem variar de intensidade de uma gravidez para outra.
Caso surja um ou mais dos sinais listados abaixo, é necessário que você procure seu ginecologista para confirmar a gravidez e, se for o caso, iniciar seu pré-natal.
Você pode até fazer um exame de gravidez por conta própria, mas qualquer que seja o resultado, não deixe de ir ao médico.
A primeira atitude que seu médico irá tomar, é solicitar vários exames, como por exemplo o de urina (proteína, HCG, etc.), o de fezes (presença de toxoplasmose), o de sangue (HIV, fator Rh, níveis de ferro e imunidades - especificamente rubéola) e o ultra-som.
É importante que você saiba que qualquer um dos sinais abaixo também pode ser provocado por algum problema de saúde. Portanto, nunca desconsidere esta hipótese.
Atraso menstrual seguido da ausência de menstruação:
Este é o principal sinal de que você pode estar grávida. Assim que o óvulo é fecundado e até o final da gravidez, vão circular no seu organismo hormônios que fazem com que as menstruações fiquem ausentes.
Sangramento:
Pode ser que você apresente um sangramento próximo à data prevista para a menstruação chegar. Se este sangramento for pequeno, rápido e de cor parecida com borra de café, é o sinal de que o "ovo, já fecundado, está escavando a parede do útero (endométrio) para se fixar.
Náuseas (enjôos) e vômitos:
Eles surgem muitas vezes como o primeiro sinal de gravidez, e podem perdurar com maior ou menor intensidade durante os primeiros meses. No entanto, não atinge a todas as mulheres.
Seios com veias mais aparentes:
Na gravidez seus seios ficam com as veias mais visíveis e azuladas. Isso se dá em razão do aumento do fluxo sanguíneo nessa região.
Escurecimento das aréolas:
Suas aréolas (região em torno dos mamilos) podem escurecer devido à presença dos hormônios da gravidez.
Seios pesados, inchados e doloridos:
São sintomas característicos de que você engravidou, mas também podem ser confundidos com os da menstruação.
Aumento da frequência Urinária:
A frequente vontade de urinar acontece devido a elevação do nível do hormônio da gravidez, o HCG. Se você sentir dores ou ardências ao urinar, é importante procurar seu médico.
Aumento da temperatura:
Após a fecundação do óvulo sua temperatura vai subir um pouco, e permanecerá assim durante toda a gestação. Porém, é importante que você fique atenta às altas elevações. Caso isto ocorra, não deixe de procurar seu médico.
Fadiga:
O cansaço é um forte sinal de que você pode estar grávida. Ele é causado pelos altos níveis de progesterona.
Mal Estar:
É um sintoma que atinge muitas mulheres e ocorre em razão da verdadeira revolução que o corpo sofre após a concepção.
|
|
Matéria atualizada em 30 de maio de 2010 |
|