Controle da Temperatura basal
Após a ovulação, que ocore aproximadamente 14 dias antes da próxima menstruação, a temperatura basal da mulher pode aumentar em torno de 0,3 a 0,4 grau, e segue alta até o início da próxima menstruação, e caso a mulher engravide, ela ficará elevada durante toda a gravidez. A elevação não pode ser sentida, a não ser que se utilize um termômetro para detectar esta tão desprezível diferença.
O aumento da temperatura é provocado pela produção de progesterona, que por sua vez, é estimulada pela liberação do óvulo.
A mulher estará na fase de maior fecundidade de um a dois dias antes da sua temperatura chegar ao nível mais alto.

Os especialistas recomendam que se anote a temperatura todos os dias pela manhã (por isso o nome basal), antes de se levantar, e durante alguns meses, pois assim é possível descobrir um padrão e definir a provável data da ovulação.
A temperatura deve ser medida colocando-se sempre o mesmo termômetro na boca (ao invés das axilas), por três minutos.
Pontos importantes:
- A eficácia deste método de controle, quando utilizado corretamente, é de 80% a 90%.
- Este método de controle não deve ser utilizado na menarca (primeira menstruação), próximo à menopausa ou se você estiver doente, pois uma provável febre pode levar você a uma interpretação errada da sua temperatura.
- Um simples stress, viagens, atividades físicas em excesso, medicações, alterações hormonais, cistos de ovário e muitos outros fatores, podem alterar a data da sua menstruação, da sua ovulação, assim como a sua temperatura basal.
- Se você estiver com alguma dúvida quanto a utilização deste método de controle, não deixe de pedir orientações a seu médico ou a um profissional de saúde.
Clique na figura abaixo e imprima o quadro para você anotar sua temperatura basal todos os dias.
Consultoria:
Dr. Alexandre Selvaggio - Ginecologista e Obstetra
<< volta |
|
Matéria atualizada em 30 de maio de 2010 |
|