Mitos & Verdades

Fique atenta a o que você ouve


E só a mulher engravidar que as pessoas ao seu redor começam a lhe dar vários conselhos. Mas será que estes conselhos têm algum fundamento?
Você precisa estar bem atenta, pois alguns são confiáveis e outros são apenas mitos, ou podem acabar colocando a sua saúde ou a saúde do seu bebê em risco.

Abaixo você encontrará as frases mais comuns ditas pelos outros durante a época da gravidez, onde indicamos quais são verdadeiras e quais você deve ignorar.



As mulheres menstruam
durante a gravidez!

Depende: Algumas mulheres podem "menstruar" até o 4º mês, pois até esta data, o útero não está totalmente ocupado pelo saco gestacional e o endométrio livre, pode sangrar na época da provável menstruação devido a variações hormonais ocorridas nesta fase, mesmo durante a gestação. Mas isso é uma exceção à regra. Portanto, se você acha que está grávida e tem sangramento mesmo que na data certa, deverá procurar seu médico para que ele faça uma avaliação e descarte todas as possibilidades de sangramentos patológicos.



Sua barriga está pontuda!
Você vai ter um menino!

Mentira: Isso não passa de um desses folclores que resistem por gerações, e ninguém sabe sua origem e nem quando surgiu. O mesmo se aplica quando dizemos que "a barriga fica arredondada ao estar gerando uma menina".
A forma da sua barriga condiz apenas com a posição em que o bebê se encontra no útero, e pode se alterar por diversas vezes durante as quarenta semanas de gravidez.

Veja abaixo o que algumas formas da barriga representam:

Barriga Alta: Seu bebê está sentado ou ainda não "desceu" para se encaixar na região pélvica.

Barriga Baixa: Seu bebê está com a cabeça para baixo e já se encaixou na pélvis.

Barriga Pontuda: Seu bebê está mais na parte anterior da sua barriga.

Barriga Redonda: Seu bebê está de "atravessado" e o abdômen fica mais espalhado.



Se você tomar bastante leite,
você vai produzir mais
leite materno!

Mentira: São as alterações hormonais provocadas pela gravidez as responsáveis pela produção do leite materno, que começa ainda na gestação. A produção de leite após o nascimento é estimulada pelo próprio bebê, quando ele suga o seio materno.
Tomar mais leite com a intenção de aumentar a quantidade de leite materno não adianta nada, mas isto não quer dizer que o leite não seja necessário. Você deve tomar aproximadamente 3 copos de leite por dia, pois ele contem cálcio, um mineral super importante para seu organismo e para a formação do esqueleto do bebê.



Coma bastante vegetais escuros
durante a gravidez porque
seu bebê precisa muito deles!

Verdade: Os vegetais verde escuros, como a couve, o espinafre e o brócolis, são uma grande fonte de ácido fólico, um nutriente fundamental para o seu bebê, principalmente no primeiro mês, o qual evita defeitos do tubo neural. Além disso, eles são ricos em cálcio, ferro e vitaminas, como a A, a B2, a K e a E. Outras boas fontes de ácido fólico são os grãos (pão de trigo integral, por exemplo), as carnes, a cenoura, o feijão e a lentilha, a gema de ovo, etc.
Os defeitos no tubo neural acontecem 25 a 29 dias depois da mulher engravidar, e algumas das doenças relacionadas a estes defeitos são a anencefalia (falta de cérebro), espinha bífida, meningo-miolocele e encefalocele.



No 4º mês de gravidez você já pode
saber o sexo do seu bebê!

Depende: A partir da 17º semana já é possível identificar o sexo do bebê, mas apenas se seu filho estiver numa posição favorável que permita que o órgão genital seja visto na ultra-sonografia. Um outro fator decisivo é a qualidade da imagem obtida pelo equipamento. Em muitos casos, o ultra-som 3D é mais eficaz.



 
 
 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
07 de Abril de 2014

Visitas Únicas:      13.403.914
Hits:                  996.786.570
Pageviews:         222.607.281
Hyperlinks na Net:     191.090
Usuários Cadastrados: 37.084

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome