Como contar o tempo de gravidez?

Semanas ou Meses?


"Eu sempre ouvi que a gravidez dura 9 meses e agora, quando acessei o Planeta Bebê, e também quando fui à minha primeira consulta de pré-natal, todo mundo vem com um papo de semanas! Agora estou toda confusa! Afinal, como é que conto a gravidez?"


Se você esta perdida como esta mamãe, não precisa se apavorar!


A contagem em meses não é errada e pode ser usada para orientar as pessoas que convivem com você, porém é imprecisa para determinar a data real do nascimento do seu bebê e também para acompanhar a sua gravidez. É por isso que nós do Planeta Bebê, seu médico e a ultra-sonografia vamos nos referir ao seu tempo de gravidez sempre em semanas.


Para os especialistas, a gravidez dura 40 semanas, ou 280 dias, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. A conta é feita a partir desse dia porque é impossível saber o dia exato em que ocorreu a concepção, ou seja, quando o espermatozóide fecundou o óvulo, o que acontece aproximadamente duas semanas após, no caso de mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias. Na verdade a gravidez dura 38 semanas, contadas a partir do dia da concepção, mas oficialmente a gravidez começa 2 semanas antes.


Matematicamente falando, funciona da seguinte forma:

40 semanas menos 2 antes da concepção são 38 semanas, ou seja, 266 dias.
9 meses, numa média de 30 dias por mês, são 270 dias.
Viu? É quase a mesma coisa!


Se você tem certeza do dia em que a sua última menstruação começou, vai ficar muito fácil o médico calcular a sua idade gestacional e a provável data do nascimento do bebê. Porém, se você não anotou ou não se lembra desse dia, o único meio de se ter uma idéia de quando a gravidez começou é fazendo um ultra-som, onde o ultra-sonografista vai medir o embrião ou o saco gestacional, comparar com uma medida referencial e definir o seu tempo de gravidez.


É importante salientar que a partir da 13ª semana de gravidez, ficará cada vez mais difícil verificar a idade gestacional, pois até 12 semanas todos os bebês se desenvolvem de uma forma muito parecida, facilitando a conclusão, mas a partir de 13 semanas eles crescem em ritmos diferentes, e aí não há mais como fazer uma comparação. Isso quer dizer que quanto mais cedo for feito o ultra-som, mais preciso ele será, e a cada novo ultra-som que você fizer, o resultado pode ser uma idade gestacional diferente, o que é absolutamente normal. Assim sendo, leve sempre em consideração o primeiro ultra-som que você fez.


É muito comum você estar numa roda de amigos ou andando na rua e lhe perguntarem de quanto tempo está. E com certeza todos vão querer saber em meses, exceto as suas amigas que estão ou já estiveram grávidas.


"Mas e aí? Como eu saio dessa? Como sei em que mês de gravidez estou?"


A resposta é muito simples!


Sabendo qual foi o 1º dia da sua última menstruação, calcule a data prevista para o parto utilizando um dos nossos dois Detectas. Esta data deu, por exemplo, o dia 22. Use este dia para marcar as mudanças de mês.
Assim, o primeiro mês deverá se completar aproximadamente no final da 5ª semana e o nono mês começará uns 30 dias antes da data prevista para o parto.


Veja o exemplo abaixo:

1º dia da última menstruação: 17 de abril de 2011
Data prevista para o parto: 22 de janeiro de 2012








Matéria atualizada em 02 de junho de 2011

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
7 de Novembro de 2014

Visitas Únicas:      14.311.658
Hits:               1.073.069.530
Pageviews:         236.252.999
Hyperlinks na Net:         7.325
Usuários Cadastrados: 37.371

 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome