Gravidez passo a passo

Quinta Semana






Por enquanto nada de barriga, mas quando sua menstruação atrasa, por volta do final da 4ª e início da 5ª semana, confirma-se o grande acontecimento. Seu corpo começa a acusar ligeiras modificações e o hormônio específico da gravidez (HCG - hormônio Ganadotrópico Coriônico Humano) já está circulando em seu organismo, podendo ser detectado através de certos exames, como por exemplo, o teste de gravidez vendido nas farmácias, que mede o nível de HCG contido na urina.
Entretanto, vale a pena lembrar que qualquer exame de gravidez deve ser realizado com pelo menos 5 dias de atraso menstrual, caso contrário o mesmo pode acusar um resultado falso-negativo.

Chegou a hora de marcar sua primeira consulta ao obstetra e certamente esta será a visita mais longa de toda a gravidez. Não se esqueça de fazer uma lista com suas perguntas antes de ir ao consultório, pois será o momento certo para você tirar todas as suas dúvidas.

Nesta primeira consulta, seu obstetra irá lhe fazer uma série de perguntas sobre sua história familiar e solicitar vários exames para avaliar sua saúde e possíveis problemas que possam atingir o seu bebê, como por exemplo, o de urina (proteína, HCG, presença de infecção e etc.), o de fezes, o de sangue (HIV - AIDS, sífilis, grupo sangüíneo, fator Rh, presença de anemia e anticorpos anti-toxoplasma, glicemia para Diabetes, níveis de ferro e imunidades - especificamente rubéola, Hepatite B e SIDA) e o ultra-som para observar o saco gestacional, que tem aproximadamente 1 cm de diâmetro, e verificar como está a implantação (neste primeiro ultra-som é absolutamente normal não se visualizar o batimento cardiofetal, o que geralmente acontece a partir de 7 semanas, às vezes somente a partir da 8ª semana).

Seu obstetra também lhe pesará, medirá a pressão sanguínea e calculará, com base no primeiro dia da sua última menstruação, em que fase gestacional você se encontra e a data provável para o nascimento do seu bebê. Não se esqueça também de dizer a ele sobre as doenças que por ventura você tenha e de todos os medicamentos que está tomando.

Quanto aos seus sintomas, continuam iguais aos da semana passada. Porém nesta semana, talvez você sinta dores de cabeça em razão da elevação hormonal. Existem muitas mulheres que não têm qualquer sintoma durante toda a gravidez, inclusive náuseas. Portanto, não se apavore se você não tiver sintomas de gravidez. Contudo, se seus sintomas desaparecerem repentinamente, procure seu obstetra.

Você deverá cuidar muito bem do seu cabelo, mas NUNCA use tinturas, substâncias para alisamento e outros tipos de produto utilizados para alterar a forma dos cabelos, pois eles têm sempre um pouco de amônia, uma substância contra-indicada, especialmente nos três primeiros meses de gestação, uma vez que ela entra na corrente sangüínea através do couro cabeludo. Depois desse período, como não se sabe ao certo se estes produtos químicos são prejudiciais ao bebê, é recomendável que você não os use. O ideal é procurar soluções alternativas como a henna, que é comprovadamente segura.

O medo de sofrer um aborto costuma incomodar a maioria das grávidas - e esse receio faz sentido. Cerca de 20% das mulheres que engravidam abortam até a 8ª semana.
Se você abortar, não fique se culpando, pois entenda que geralmente o aborto ocorre devido à própria natureza, que interrompe a gestação para evitar que um bebê venha a se desenvolver ou a nascer com problemas.
Você só deverá começar a se preocupar caso ocorram 3 ou mais abortamentos consecutivos, pois aí sim é necessário fazer estudos sobre abortamento habitual.

Evite tirar radiografias a partir de agora, pois o excesso de radiação pode causar problemas ao seu bebê.
Se você está fazendo algum tratamento dentário, avise o seu dentista que está grávida antes de tomar anestesias ou tirar radiografias, pois ele saberá que conduta tomar para proteger você e o seu bebê.







Do lado de fora, a gente não vê nada. Mas é dentro da sua barriga que acontece a grande revolução.

Seu bebê, que agora é um embrião, tem a forma da letra C, encontra-se com cerca de 1,5 a 2,5 mm de comprimento e é composto de um corpo com uma cabeça, um tronco e uma cauda.

No final desta semana o ácido fólico já estará agindo e a formação do tubo neural se iniciará. Além disso, o pequenino coração começará a bater. Porém, a circulação de sangue será parcial, pois os vasos sanguíneos ainda estarão incompletos.





Matéria atualizada em 30 de maio de 2010

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
18 de Julho de 2014

Visitas Únicas:      13.721.088
Hits:               1.023.928.214
Pageviews:         228.071.872
Hyperlinks na Net:     142.182
Usuários Cadastrados: 37.219

 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome