Gravidez passo a passo

40 semanas emocionantes


Olá, que legal que você está aqui! Você está preste a embarcar na mais fantástica e emocionante aventura da sua vida!

A partir de agora você vai mudar a sua idéia de que gravidez é coisa do outro mundo, pois nós vamos lhe acompanhar durante as 40 semanas e lhe ajudar a tirar todas as suas dúvidas e a desvendar todo o mistério que a gravidez é para você.

Bem! Chegou a hora de iniciarmos nossa viagem, mas antes vamos falar um pouquinho sobre gravidez para você e lhe passar alguns conselhos.

A duração média da gravidez é de 40 semanas, 10 luas ou 280 dias. A contagem em meses pode ser usada para orientar as pessoas que convivem com você, mas é imprecisa para determinar a data real do nascimento do seu bebê. Portanto, nós do Planeta Bebê, o seu obstetra e a ultra-sonografia vamos nos referir ao seu tempo de gravidez sempre em semanas, e nunca em meses. Isso se dá pelo fato de que 4 semanas é igual a 28 dias, o que resulta em um mês lunar, que é diferente de um mês que estamos acostumados, o qual pode ser de 30 ou 31 dias.
Além disso, a contagem será feita sempre a partir do 1º dia da sua última menstruação, ou seja, mais ou menos duas semanas antes do óvulo ter sido fecundado. Isso porque as gestantes nunca sabem o dia exato em que ocorreu a concepção. Para um melhor entendimento, clique aqui e veja a Tabela de Correlação entre semanas e meses de gravidez. Observe que um trimestre de gravidez não é exatamente 3 meses. Isso porque na Obstetrícia os trimestres são divididos em função das características específicas de cada faze da gravidez.

Para saber como contar a sua gravidez em meses, apenas para orientar os seus familiares e amigos, clique aqui. Mas lembre-se que esta contagem não é precisa.

Não deixe de fazer seu pré-natal, pois ele é fundamental para o desenvolvimento do seu bebê e para você levar uma gravidez tranquila. E não falte às consultas.
A primeira consulta deve ser marcada logo que você suspeitar da gravidez. Se a gravidez for confirmada, as consultas serão mensais até 30 semanas, quinzenais entre a 31ª e 35ª semanas e semanais da 36ª semana em diante. Em certos casos, as visitas ao obstetra se tornam ainda mais frequentes nas duas últimas semanas.



ATENÇÃO


Nunca compare a sua gravidez com a de outras gestantes, ou com gestações anteriores, pois uma gravidez nunca é igual a outra. Lembre-se sempre que cada bebê se desenvolve de uma maneira única e que seu corpo reage de forma diferente a cada gestação.

Nunca substitua sua consulta médica baseando-se nas orientações da nossa "Linha do Tempo da Gravidez" - "Gravidez passo a passo". Utilize-a para complementar as consultas com seu obstetra.

O início e término de cada fase, e os sintomas da gravidez, bem como o desenvolvimento do bebê, descritos na "Linha do Tempo da Gravidez" - "Gravidez passo a passo", podem sofrer alterações de uma gravidez para outra.

O peso e o comprimento do bebê, apresentados a cada semana da "Linha do Tempo da Gravidez" - "Gravidez passo a passo", são apenas estimativas. Os comprimentos estimados são da cabeça aos pés, os quais são impossíveis de serem tirados pelo ultra-som.
O ultra-som mede o comprimento do bebê sempre da cabeça às nádegas e após 14 semanas de gestação não é mais possível medi-lo desta forma.

Não se assuste se o seu tempo de gestação informado no ultra-som for um pouco diferente quando comparado com a data da sua última menstruação. Isto é absolutamente normal, pois o ultra-som não é um exame de precisão no que diz respeito à idade gestacional, podendo haver uma variação de alguns dias para mais, ou para menos.



Uma breve prece!


Agradeço ao Senhor, meu Deus,
por ter me dado o poder de criar a vida.
Agradeço também por meu filho,
que cresce dentro de mim.





Quando o seu óvulo e o espermatozóide do papai se encontrarem, dando origem ao mais importante acontecimento da vida de vocês, vão gerar uma célula-ovo que vai passar por sucessivas transformações até o nascimento do bebê. Enquanto isso, seu corpo vai se modificar para acomodar o novo membro da família que se desenvolve ali dentro.


Chegou a hora da partida!

Utilize a "Linha do Tempo da Gravidez", localizada no topo do site, e acompanhe, semana a semana, esta extraordinária evolução.

Boa Viagem e uma Ótima Gravidez pra Você!





Matéria atualizada em 1 de junho de 2011

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
18 de Julho de 2014

Visitas Únicas:      13.721.088
Hits:               1.023.928.214
Pageviews:         228.071.872
Hyperlinks na Net:     142.182
Usuários Cadastrados: 37.219

 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome