Defeitos do Tubo Neural - continuação

A importância do ácido fólico



É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O USO TARDIO DESTE SUPLEMENTO VITAMÍNICO, OU SEJA, DEPOIS QUE O TUBO NEURAL JÁ SE FECHOU, É OBVIAMENTE INEFICAZ PARA PREVENIR DEFEITOS DO TUBO NEURAL.

O aumento da ingestão de folato na dieta também reduz a incidência de doenças isquêmicas cardíacas (por exemplo, infarto do miocárdio). Existe evidência, ainda, da redução da incidência de fissuras labiais e palatinas (popularmente conhecidas como "lábio leporino").
Um estudo sobre ingestão de ácido fólico na gravidez, publicado em dezembro de 2001 no respeitado periódico inglês "The Lancet", sugere que a ingestão de suplementos contendo ácido fólico e ferro durante toda a gestação, reduz a incidência de leucemia linfoblástica aguda na infância.

O diagnóstico pré-natal pode ser realizado já no 3º mês de gestação, nos casos mais graves. Com o desenvolvimento fetal, e subsequente crescimento do sistema nervoso, a maioria dos defeitos torna-se identificável ao ultra-som a partir da 18ª semana de gravidez. É importante saber que 10% dos defeitos são ditos "fechados", recobertos por pele, e muitas vezes de difícil visualização pré-natal. A maioria destes casos vai ser suspeitada por alterações secundárias na anatomia cerebral.

O diagnóstico também pode ser suspeitado através de uma dosagem sanguínea na mãe, por volta da 16ª semana de gestação. Uma proteína produzida pelo bebê, chamada alfa-fetoproteína, está aumentada no sangue materno na maioria dos casos de defeito de fechamento do tubo neural. Nesta situação, o diagnóstico é confirmado pela dosagem da mesma proteína no liquido amniótico, através de uma amniocentese. Em todo caso, a visualização do defeito na segunda metade da gestação, através da ultra-sonografia, confirma o diagnóstico pré-natal.




O acompanhamento pré-natal orienta o melhor momento para o parto, principalmente nos quadros onde a hidrocefalia progride a níveis acentuados, elevando os riscos de sequelas definitivas. A rotura espontânea da membrana intra-útero é rara, devendo os cuidados serem mantidos para o momento do parto, devido aos traumas diretos na ferida.

Durante o acompanhamento especializado, o neurocirurgião pediátrico é contatado, a localização, o tamanho e as lesões secundárias são discutidas, possibilitando uma adequada conduta clínica. Durante o parto, toda a equipe assistente já está ciente do quadro apresentado, encurtando o período de avaliação pré-cirúrgica e os riscos infecciosos.

O tratamento cirúrgico intra-útero já está sendo realizado em países europeus e nos Estados Unidos, com resultados promissores. A foto abaixo, divulgada amplamente na Internet no ano de 2001, exibe um caso de cirurgia fetal na 21ª semana de vida, correspondente ao 5º mês de gestação.




Apesar dos progressos na avaliação dos casos de defeito de fechamento do tubo neural, o prognóstico é bastante variável. Nos casos de anencefalia, o bebê é considerado inviável, e a manutenção da gravidez visa apenas a entrada da gestante em programas de doação de órgãos, que se encontra em fase tímida no Brasil.

Nos quadros de encefalocele, o prognóstico depende da quantidade de tecido nervoso que exterioriza através do defeito ósseo, bem como da localização do mesmo no crânio. Sequelas neurológicas são bastante comuns nestes casos.

O prognóstico da espinha bífida é bastante variável, em um espectro que compreende casos com péssimo resultado neurológico, até pessoas que guardarão apenas na lembrança o fato de terem, elas mesmas, um defeito congênito operado precocemente.

Um programa de atendimento integral é oferecido à família, composto por fetólogos, psicólogos, fisioterapeutas, urologistas, neurologistas e neurocirurgiões, ampliando as possibilidades do bebê.

O ácido fólico é um suplemento vitamínico barato, sem riscos e super eficaz.
Procure seu ginecologista e peça a sua prescrição.
Só inicie qualquer tipo de tratamento após consultar seu médico.




<< volta

Matéria atualizada em 30 de maio de 2010

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
12 de Janeiro de 2018

Visitas Únicas:      17.561.439
Hits:               1.324.932.967
Pageviews:         267.832.107
Hyperlinks na Net:         5.708
Usuários Cadastrados: 37.934

 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2018, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome