Calendário de Vacinação

A saúde do seu filho em 1º lugar



O que são vacinas?

As vacinas são substâncias derivadas ou quimicamente parecidas com o agente que provoca determinada doença. Ao ser vacinado, o sistema imunológico (de defesa) da pessoa identifica a substância e automaticamente reage, promovendo uma ação de proteção com a produção de anticorpos contra aquela doença. Se houver uma infecção, por exemplo, o sistema de defesa já está preparado para agir rapidamente e de maneira eficaz, impedindo o desenvolvimento da doença ou, em alguns casos, contribuindo para que os sintomas sejam mais brandos. Uma vez produzidos, estes anticorpos permanecem ativos e estarão sempre em prontidão caso a pessoa seja atingida pela doença.

A vacinação é uma das ações de saúde pública mais importante dos últimos tempos. Estima-se que as vacinas impedem, anualmente, cerca de 3 milhões de mortes em todo o mundo.
Atualmente existem vacinas para diversas doenças, como a Gripe comum, Gripe H1N1, Malária, Poliomielite, Febre amarela, Rubéola, Tétano, HPV, Meningite, entre outras, e para determinados tipos de Alergias.



Benefícios das vacinas

  • Protegem milhões de pessoas contra a dor, o sofrimento e a incapacitação permanente;

  • Propiciam economia para os indivíduos e para os governos, já que reduzem os custos com campanhas, doenças, medicamentos, cuidados hospitalares e trabalho;

  • Reduzem o uso de medicamentos que combatam os microrganismos, prevenindo a resistência aos antibióticos;

  • Reduzem a velocidade de disseminação da doença;

  • Erradicam doenças.




Por que meu filho precisa ser vacinado?

Apesar das defesas que seu bebê ganha através da amamentação, existem doenças que só podem ser combatidas através de vacinas. Portanto, nunca deixe de vacinar seu filho. A vacinação é a melhor maneira de protegê-lo de doenças infecciosas graves ou fatais como, por exemplo, a Poliomielite (Paralisia Infantil), o Sarampo, a Tuberculose, a Hepatite B, a Meningite e a Rubéola.



Quando devo começar a vacinar meu filho?

A vacinação deve ser iniciada logo após o nascimento e, de acordo com o calendário de vacinação, deve estar sempre em dia. Muitas maternidades vacinam os recém-nascidos contra algumas doenças graves logo nos primeiros dias de vida. Informe-se na maternidade em que você vai ter o seu bebê.



Meu bebê sentirá alguma coisa durante a aplicação ou terá alguma reação após ser vacinado?

O choro do seu bebê demonstra perfeitamente a dor sentida pela picada da agulha. E falando sinceramente, essa dor é sentida até por você e pelo papai. Dá uma dor no coração!!!! Mas fique tranquila, a dor é momentânea e tudo passa em alguns minutos. Quanto às reações, a maioria da vacinas as causam, mas isto não é motivo para deixar de vacinar seu filho, pois elas são super importantes para a saúde dele. Converse com o pediatra se surgir alguma dúvida quanto a estas reações.



Meu bebê precisa de todas as doses de uma determinada vacina?

Todas a doses de uma vacina devem ser aplicadas, assim como as doses de reforço. Caso uma dose ou um reforço não tenha sido tomada, a vacinação não estará completa e seu filho poderá contrair a doença a qualquer momento, pois não estará imune a ela.



Onde posso vacinar meu filho?

As vacinas consideradas obrigatórias, segundo o Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, podem ser encontradas nos Postos de Saúde e também são aplicadas durante campanhas nacionais, e não custam nada. Já as vacinas opcionais, que ainda não foram adotadas pelo governo, podem ser aplicadas em clínicas particulares e têm preços variados.

Nos dois casos, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.



Clique aqui e veja quais são as vacinas que seu fiho deve tomar desde o nascimento até completar 14 anos.




Matéria atualizada em 30 de maio de 2010

 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
26 de Março de 2017

Visitas Únicas:      17.549.853
Hits:               1.323.906.215
Pageviews:         267.732.922
Hyperlinks na Net:         6.325
Usuários Cadastrados: 37.900

 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2017, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome