Aparelho Reprodutor Feminino

Funções e órgãos


  A reprodução dos seres humanos, como a de outros animais de grande porte, depende sempre do coito de dois indivíduos sexualmente diferenciados.

Há nítidas diferenças nas características de ambos os sexos nas referidas espécies: o macho, que produz e inocula a semente (daí a palavra sêmen como sinônimo de esperma); e a fêmea, que recepta essa semente, alimenta-a e propicia ambiente favorável a seu desenvolvimento, até a completa formação do novo ser.


O aparelho reprodutor feminino participa da conjunção do sexo feminino com o masculino e exerce isoladamente, durante a fase de fecundidade da vida da mulher, as funções de:

Ovulação - produção do óvulo.

Fecundação - conjugação dos fatores hereditários do espermatozóide com o óvulo.

Nidação - acomodação (implantação) no útero, do óvulo fecundado.

Gestação - desenvolvimento do bebê.

Parto - dar à luz a criança, já perfeitamente apta a desempenhar as funções vitais fora do organismo da mãe.

O aparelho reprodutor feminino é constituido dos seguintes órgãos:


Ovários - Dois órgãos pequenos (aproximadamente 3 x 2 x 1 cm), em forma de amêndoas e localizados no abdômen, à direita e à esquerda, numa linha imaginária entre a cintura e o púbis. Eles têm como função, secretar dois hormônios que regem a conformação e o funcionamento dos demais órgãos genitais, inclusive mamas e produzir os óvulos.
A atividade dos ovários é controlada pela hipófise, que por sua vez é influenciada pelo hipotálamo, região do sistema nervoso central altamente especializada e próxima da hipófise. Considera-se por isso que as manifestações do aparelho reprodutor feminino são determinadas funcionalmente, por um eixo de atividades hipotálamo-hipófiso-ovarianas.
Os ovários são brancos na superfície e, depois da puberdade, apresentam minúsculas cicatrizes, cada uma delas correspondente a um óvulo liberado em cada ciclo menstrual. Como não é recoberto pelo peritônio, ao contrário dos outros órgãos abdominais, o ovário libera o óvulo diretamente na cavidade abdominal, de onde ele migra para a trompa próxima: Daí a possibilidade, rara, de ocorrer uma gravidez em pleno abdome, fora do útero (gravidez ectópica).

A superfície do ovário é recoberta por tecido epitelial ovariano, numa única camada de células poliédricas. A seguir vem a camada albugínea (albus = branco), que lhe confere a cor caraterística e, por baixo desse tecido, o córtex ovariano, em que são produzidos os óvulos.


Trompas de Falópio - Também chamadas ovidutos, são os canais que ligam cada ovário ao útero, e através dos quais o óvulo "anda" até lá. Medem uns 12 cm de comprimento, em média; o diâmetro varia nas diversas regiões. As extremidades mediais de cada uma das trompas se abrem dentro do útero, razão por que são chamadas de porções intramurais. A extremidade lateral da trompa, chamada porção ampular, é dilatada e abre-se diretamente na cavidade abdominal, em forma de funil com bordas franjeadas, como um lírio. Entre as extremidades da trompa localiza-se a porção ístmica.
Toda a trompa é revestida pelo peritônio, membrana envolvente, exceto no trecho da porção intramural. Sob o peritônio, seguem-se 1 ou 2 mm de camada muscular, que exerce movimentos peristálticos semelhantes aos do intestino. São esses movimentos que empurram o óvulo através da trompa, do ovário até o útero. Cooperam para isso os pequenos cílios vibráteis de que são dotadas as células das pregas mucosas da trompa.

É durante a migração do ovário para o útero, dentro da trompa, que o óvulo é fecundado por um dos espermatozóides que "nadam" ao seu encontro. Por isso, a obstrução cirúrgica ou patológica das trompas determina a esterilidade na mulher.


Útero - É o órgão da gestação e do parto. Tem o formato de uma pêra, entortada em sua parte mais fina. Essa porção mais delgada é o colo do útero; a parte mais volumosa é o corpo. Colo e corpo são separados por uma cintura, o istmo. As dimensões do útero variam com a idade e com as condições fisiológicas da mulher. O colo é maior que o corpo, na infância, relação que se inverte na idade adulta. O peso médio normal é de uns 50 gramas e a cavidade uterina, a partir do colo, mede uns 7 centímetros.
A elasticidade do útero é extraordinária: ao final da gravidez o aumento é de mais de 500 vezes: a cavidade mede uns 32 cm de comprimento e o peso atinge 1 kg (afora os 3,5 kg do feto e placenta e mais 1 litro de líqüido circundante).

O útero, fora da gravidez, está localizado na pequena bacia, porção inferior da bacia óssea. À frente, encontra-se a bexiga, da qual é separado pelo peritônio, que recobre ambos os órgãos. No terço inferior do útero, porém, a bexiga entra em contato direto com a parede uterina. Posteriormente, o útero relaciona-se com o reto, porção terminal do intestino grosso, do qual é separado pelo peritônio.

Os bordos laterais estão em contato com os ovários e trompas, denominados anexos uterinos em terminologia médica. Inferiormente, o colo do útero é circundado pelo anel que forma a extremidade interna da vagina. Em razão dessas posições relativas, o colo do útero divide-se em duas porções, uma supravaginal, outra intravaginal, esta última visível durante o exame ginecológico.



 
 
 
 
 

 
 

 

 

 

Site atualizado em
07 de Abril de 2014

Visitas Únicas:      13.403.914
Hits:                  996.786.570
Pageviews:         222.607.281
Hyperlinks na Net:     191.090
Usuários Cadastrados: 37.084

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


© Copyright 2000-2014, Planeta Bebê - Todos os direitos reservados

É expressamente proibida a cópia e/ou divulgação total ou parcial do conteúdo deste site em quaisquer meios de comunicação, mesmo que a fonte seja citada.
Todo o conteúdo deste site é protegido pelas leis de direitos autorais. A violação destes direitos constitui crime e é passí­vel de ações judiciais.
Se você deseja publicar parte de algum conteúdo deste site, por favor, entre em contato com nossa redação através do e-mail redacao@planetabebe.com.br.
Fazer cópia é desleal. Seja Ético!

Este site foi desenvolvido apenas com propósitos educacionais e orientadores, portanto não pretende, em hipótese alguma, substituir uma consulta médica ou aconselhamento de um profissional de saúde qualificado. Se você ou seu filho estiver com algum problema de saúde, procure um médico de sua confiança.

Por favor, leia os Termos de Uso antes de utilizar este site. A utilização deste site indica seu total acordo com os Termos de Uso.


Anuncie no Planeta Bebê - Quem somos - Política de Privacidade - Termos de Uso
 
Powered by - Casa das Reformas
www.casadasreformas.com.br

Melhor visualizado com FireFox e Google Chrome